Bolos paleo, fit, do bem… serão mesmo uma melhor opção?

Bolos paleo, fit, do bem… serão mesmo uma melhor opção?

Acredito que este artigo deixe muita gente desapontada, mas vamos aos factos: as panquecas, os muffins, os cupcakes, e os restantes nomes que lhes queiram dar, tendo como apelido “paleo”, “fit”, “do bem”, “sem glúten”, “sem açúcar”, etc, engordam na mesma!

Todos sabíamos que comer bolos engordava, mas agora ninguém acredita, afinal, “eu não como bolos de pastelaria, faço os meus queques em casa, com farinha de aveia e tâmaras”. 💔

🔻Um bolo feito com farinha de aveia, de amêndoa, de alfarroba, ou outra, em vez de farinha de trigo; com açúcar de côco ou mel ou tâmaras ou açúcar amarelo em vez de açúcar branco; com óleo de côco em vez de óleo vegetal ou manteiga; com bebida de amêndoa/côco/aveia/arroz em vez de leite, continua a ser… um bolo! 

Mas ainda há mais:
🔻Na maioria das vezes, por ser “fit”, “paleo”, “do bem”, vai encará-lo como mais saudável e comer mais quantidade e com mais frequência. Então em vez de ser aquela pessoa que comia 1 pastel de Belém ao Domingo do passeio em família, passa a ser aquela pessoa que come um muffin fit todos os dias ao lanche e 2-3 panquecas ao pequeno-almoço. Não lhe parecem mais bolos do que antes? 

🔻A farinha de amêndoa é amêndoa triturada e, se todos sabemos que a amêndoa é bastante calórica, na forma triturada não será diferente.

🔻Açúcar de côco, açúcar amarelo, açúcar mascavado, tâmaras … tudo, no fim das contas, é açúcar. “Mas a tâmara tem mais nutrientes do que o açúcar branco”. Claro que sim. Mas não espera assegurar a riqueza nutricional da sua dieta através de bolos ou de tâmaras, certo?

🔻”Mas é low carb”. Não…não é. Se substitui a farinha de trigo por farinha de amêndoa, mas junta na mesma aveia, banana, tâmaras, mel, etc, é tudo menos low carb. Além disso, se fizer uma alimentação low carb, mas com um aporte calórico superior às suas necessidades e ao seu gasto, vai continuar sem emagrecer. 

Encher a sua alimentação de muffins/panquecas só porque são feitos com “ingredientes do bem” é escolher enganar-se.

Coma de forma equilibrada 80-90% do tempo e permita-se um bolo, gelado, crepe, chocolate, o que for, numa ocasião pontual, com consciência.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *