Já ouviu falar de mindful eating?

Já ouviu falar de mindful eating?

O termo pode ser traduzido como “comer com atenção plena”, ou seja, alimentar-se com consciência do que está a comer e do que acontece com o seu corpo enquanto come. 

🌸É conseguir conectar-se com as sensações de fome e saciedade, identificar o sabor dos alimentos e desfrutar dos mesmos, tomar consciência dos sentimentos e pensamentos que surgem em relação à comida e ao nosso corpo. 

🌸Com o cultivo da atenção plena, conseguimos reconhecer e lidar melhor com a fome emocional, com os episódios de compulsão e com julgamentos e culpas que estejam enraízados, tornando a relação com a alimentação mais leve e prazerosa. 

🌸Para comer com atenção plena é importante que faça as suas refeições num ambiente calmo, arrumado, sem trabalho por perto, que agradeça a refeição que irá fazer, podendo para tal, por exemplo, imaginar o percurso que o alimento fez até chegar a si, desde o cultivo na terra, à colheita, à distribuição, à sua compra, preparação e, por fim, degustação. 

🌸É importante também, e um dos objetivos do mindful eating, que ao comer com calma e atenção, desfrute mais dos sabores, aromas e texturas dos alimentos, tendo prazer enquanto se alimenta. 

Já pratica?

Experimente! Vai ver que só fica a ganhar 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *