Porque devemos demolhar as leguminosas?

Porque devemos demolhar as leguminosas?

Hoje, como em muitas outras vezes, vamos falar de algo científico, mas há muito tempo feito baseado na sabedoria popular: as leguminosas (grão, feijão, lentilha) têm de ficar de molho! ⁣😉


✳️Para além de ajudar a cozinhar mais rapidamente, demolhar as leguminosas facilita a sua digestão e aumenta a absorção de nutrientes.


A razão para isto é o facto das leguminosas, apesar de ricas nutricionalmente, terem também na sua composição substâncias que classificamos como anti-nutrientes. E o que são anti-nutrientes? 📝 São componentes como os fitatos, taninos e oxalatos, que não só diminuem a biodisponibilidade de vitaminas e minerais, como também prejudicam a digestão, causando aumento da formação de gases e distensão abdominal 💨. Além do mais, os frascos ou latas de leguminosas têm muitas vezes sulfitos, outro composto que causa inchaço abdominal.⁣

✳️Para evitar estes sintomas, é importante que as leguminosas fiquem de molho de 8 (mínimo dos mínimos) a 24 horas, preferencialmente trocando as águas ao longo do tempo. Outra sugestão é juntar uma folha de louro, ou então a alga Kombu, da qual falarei amanhã.⁣


✳️Além disso, quando for cozinhar as leguminosas, use um escorredor para ir deitando fora a espuma que se forma no cimo da água. ⁣


➡️ Resumindo e concluindo, quem quer deixar de ser um balão de ar quente (e mal cheiroso 😛) quando come grão ou feijão, deve abdicar do imediatismo moderno das latas e frascos e render-se ao hábito de demolhar 😉 é vintage! e bem mais barato e ecológico 😉


PS – “Ah mas isso não é prático, demora muito tempo” ➡️ demolhe grandes quantidades, cozinhe tudo e congele em doses individuais, quando quiser usar é só deixar uns minutos em água a ferver. ⁣



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