Como é que a Nutrição pode auxiliar nas enxaquecas?

Como é que a Nutrição pode auxiliar nas enxaquecas?

A dores de cabeça e enxaquecas podem ter diversas causas: privação de sono, variações hormonais, stress, oscilações de glicemia e de pressão arterial, desidratação e também alguns aspetos relacionados com a alimentação.


A nutrição pode ser útil na prevenção e no tratamento das dores de cabeça e exaquecas, reduzindo a intensidade e a frequência dos episódios, através da adequação da dieta, modulação da saúde intestinal e reforço de alguns nutrientes.


Alguns dos alimentos mais associados com dores de cabeça são aqueles ricos em aminas (tiramina, feniletilamina, teobromina, octopamina e histamina) como: vinho, queijo, outras bebidas alcoólicas, frutas cítricas (laranjas, tangerina e limão), cacau, carne de porco e salmão. Quando o alimento rico em aminas tem também um teor de gordura elevado, como é o caso dos queijos, salmão, carne de porco e chocolate, o efeito das aminas poderá ser mais intensificado uma vez que as gorduras aumentam a absorção das mesmas.


Também carnes processadas como a charcutaria (chouriço, presunto, linguiça, salsicha, paio, etc) também aumentam o risco de dores de cabeça devido à presença de nitritos.

Os molhos industrializados (soja, teryaki, etc) podem agravar as crises pela presença de glutamato monossódico, um intensificador de sabor, potencialmente irritante do sistema nervoso central.


Também intolerâncias alimentares podem servir de gatilho para as crises de dor de cabeça e enxaquecas por estimularem a produção de histamina. Alguns dos alimentos potencialmente alergénios são a banana, tomate, trigo, peixes, mariscos, oleaginosas, laticínios em geral, soja, ovos e cacau.
Uma vez identificada a intolerância (através de testes realizados por um médico imunoalergologista),  o consumo do alimento deve ser interrompido. 


Se a causa das crises estiver mais relacionada com stress, má qualidade do sono, ou ansiedade, devem ser implementadas mudanças no estilo de vida, tais como meditação e a prática regular de exercícios físicos.

Espero que tenha sido útil! Cuide das suas enxaquecas 😉



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *