Saúde dos ovários e estilo de vida

Saúde dos ovários e estilo de vida

Bom dia!

Para começar, este artigo é para quem quer engravidar em breve mas também para todas as mulheres que pretendem engravidar um dia. A hora de começar é a cuidar dos seus óvulos é AGORA.

Sabia que já nascemos com todos os nossos óvulos? Que eles não se formam ao longo da vida?

Nascemos em média com 700 mil óvulos e atingimos a puberdade com cerca de 300 mil. Destes, apenas cerca de 1% serão usados para a ovulação, sendo que os restantes serão usados para a produção de hormonas sexuais.

Existem vários comportamentos do estilo de vida moderno que fazem com que seja muito difícil mantermos os nossos óvulos saudáveis e férteis: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, alteração do ciclo de sono-vigília, exposição a toxinas e poluentes ambientais, sedentarismo, nível de stress elevado, entre outros.

Também o avançar da idade diminui a qualidade desses óvulos: os melhores óvulos (mais saudáveis e mais férteis) são libertados entre os 18 e os 25 anos de idade, sendo que a partir dos 35 anos o envelhecimento ovárico é consideravelmente mais acentuado.

Dessa forma, há muito que podemos fazer:

  • Não atrasar a maternidade enquanto esperamos pela altura ideal ou priorizando a vida profissional;
  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Atividade física;
  • Sono adequado;
  • Gestão de stres;

Também a Nutrição pode ter um papel fulcral: magnésio, vitaminas do complexo B, selénio, zinco, coenzima Q10 e inositol são essenciais para a saúde dos nossos ovários e, consequentemente, dos nossos óvulos.

Espero que este artigo tenha sido útil e que não se esqueça que o planeamento da maternidade deve ser feito o mais cedo possível para otimizar a sua saúde e assim aumentar as hipóteses de sucesso de uma gravidez.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *