Como controlar o apetite por doces?

Como controlar o apetite por doces?

Estarmos de quarentea, em casa durante tanto tempo, sem saber como serão os próximos tempos, com tantas alterações à nossa rotina, pode conduzir a um maior apetite nomeadamente por doces, como aliás tem sido relatado por muitos. Chama-se alimentação emocional!


Dessa forma, hoje trago-vos 5 estratégias para “driblar” este aumento do apetite por doces:


1️⃣ DURMA CEDO: para além de manter a rotina do dia a dia e, com isso, a saúde mental, sabemos que o contrário, ou seja, deitar tarde, provoca um aumento do cortisol (hormona do stress), que se associa a um aumento da insulina. Este aumento está associado a maior risco de doenças metabólicas (diabetes, hipertensão, obesidade) e associa-se diretamente a um aumento de deposição de gordura corporal. Além disso, aumentará o apetite por doces, que é precisamente o que queremos contrariar;

2️⃣ FAÇA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: escolha uma atividade física que goste e faça. A prática de atividade física regular aumenta a produção de endorfinas, o que o deixará mais feliz descontraído, e contribuirá para uma menor compulsão alimentar.
Aumente a frequência com que faz limpezas, por exemplo, dance, brinque com os seus filhos. Se quiser fazer exercício com maior intensidade, solicite os serviços de um técnico de exercício em quem confie.


3️⃣ NÃO COMPRE PRODUTOS QUE DESPERTEM A COMPULSÃO: evite comprar bolachas, chocolates, biscoitos, gomas, ingredientes para bolos, etc. Se não tiver em casa, não vai sair para comprar nem comer.


4️⃣ NÃO COMA ALIMENTOS PROCESSADOS: estes contêm açúcar disfarçado (está lá escrito, mas em nomes quase indecifráveis * ), pelo que contribuirão para o aumento dos níveis de insulina e, daí, maior apetite por doces.

*Leia o artigo sobre como ler um rótulo de um produto alimentar, para saber mais sobre os diferentes nomes que o açúcar pode ter 😉


5️⃣ MEDITE: Não precisa de passar um fim de semana de meditação, taças tibetanas e sumos de espinafres com couve. Medite 10 minutos por dia, por exemplo, com ajuda de apps ( lojong, headspace…). Quando ao fim de 30 segundos começar a pensar no que vai fazer para jantar, não desespere. Volte à respiração profunda, faça outra tentativa. Meditar é uma maratona, não um sprint 😉

Espero ter ajudado!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *