Húmus

Húmus

Olá!

A receita que vos trago hoje é de húmus, um prato/acompanhamento/snack (ou seja, cai bem em todas as ocasiões 😉 ) de origem árabe, feito à base de grão de bico.

O húmus fica bom em muitas receitas, seja para rechear uma sandes, para juntar numa salada ou num tabule, para usar como paté com palitos de cenoura e pepino, etc. Na minha modesta opinião, todas as ocasiões são uma boa oportunidade para adicionar um pouco de húmus à nossa vida 😀

Vamos à receita, sem perder mais tempo!

Ingredientes:

  • 300 g de grão de bico cozido;
  • 1 Colher de sopa de tahini/pasta de sésamo (opcional);
  • 1/2 Dente de alho;
  • Sumo de limão;
  • 1 Colher de sopa de azeite;
  • Sal;
  • Pimenta preta;
  • Cominhos em pó;
  • Água, se for necessário ajustar a consistência.

Como preparar:

  • Juntar todos os ingredientes num processador de alimentos/trituradora/liquidificadora/varinha mágica;
  • Se necessário adicionar um pouco de água (1 c. sopa, por exemplo);
  • Rectificar temperos;
  • Dica: para melhorar a digestibilidade do grão devemos demolhá-lo pelo menos 12 horas e, que quiser um ajuda extra, retirar a pele do grão;
  • Bom apetite!



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