Benefícios da laranja: será só a vitamina C?

Benefícios da laranja: será só a vitamina C?

Todos crescemos a ouvir que a laranja previne constipações por ser rica em vitamina C. Mas será que esse é o seu único benefício?

Além da vitamina C, a laranja é rica em vitaminas do complexo B (importantes por exemplo para o nosso metabolismo), cálcio (saúde óssea e muscular), potássio (controlo da pressão arterial, saúde cardiovascular), fibras (controlo da absorção de açúcar, melhor funcionamento intestinal e saciedade) e flavonóides (compostos anti-inflamatório e anti-oxidantes).

Por falar em flavonóides, uma das partes mais ricas nestes compostos é a parte branca da laranja, que nunca devemos excluir ou desperdiçar, para que possamos aproveitar os seus benefícios.

Mas o consumo de laranja traz mais benefícios além da sua riqueza nutricional… 😉

Consumo de laranja e o consumo de refeições ricas em açúcar e gordura:
Sabia que o consumo de laranja ajuda a atenuar o efeito inflamatório e oxidante de refeições ricas em gordura e açúcar? Óbvio que o objetivo é, antes demais, evitar estas refeições! No entanto, se as for consumir, é melhor beber um sumo de laranja em vez do refrigerante, ou mesmo comer uma laranja no fim, a fim de diminuir a inflamação causada pelas mesmas.

Copo de sumo de laranja natural vs néctar de laranja:

Um copo de sumo de laranja natural contém menos 60% de açúcar e 10 vezes mais vitamina C do que um copo de néctar de laranja. Por isso, esqueça os néctares de laranja do Algarve, etc, e beba o sumo de laranja puro, acabado de fazer, e sem excluir a fibra 🙂

Espero que este artigo tenha sido útil e aproveitem esta fruta da época tão rica e tão saborosa que temos ao nosso dispor!




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