Café: quais os benefícios e malefícios para a sua saúde?

Café: quais os benefícios e malefícios para a sua saúde?

Sabemos que segunda-feira rima com café, mas será que café rima com saúde? 

Segundo a European Coffee Federation cada português consome em média 4,7 Kg de café por ano. Acho que isto já é uma boa razão para esclarecer quais os benefícios e malefícios do café! 

Informação importante: a Food and Drug Administration considera como dose máxima recomendada para adultos saudáveis (exclui grávidas) 300mg, o que equivale a um máximo de 3 cafés por dia. 

BENEFÍCIOS: 

  • Associado a menor incidência de diabetes mellitus; 
  • Associado a menor incidência de alguns tipos de cancro, nomeadamente mama, fígado, próstata, esófago, faringe e boca, provavelmente devido à quantidade de antioxidantes no mesmo; 
  • Diminuição das enxaquecas; 
  • Melhor humor, alívio do stress;
  • Melhor memória e tempo de reação;
  • Efeito termogénico; 
  • Melhoria do desempenho em exercícios físicos; 

Melhoria dos movimentos intestinais. 

MALEFÍCIOS:

  • Acima da dose máxima recomendada pode associar-se a menor concentração, palpitações, taquicardia; 
  • Maior excreção urinária de cálcio, piorando a saúde óssea e aumentando o risco de osteoporose; 
  • Bloqueio de adenosina, responsável pela duração do sono, podendo prejudicar a duração e qualidade do mesmo.
    Não custa relembrar que apesar dos benefícios, nós não devemos depender o café, e quando o fazemos, devemos sim cuidar do nosso sono! 

Hoje em dia é comum vermos pessoas a tomar comprimidos para dormir e café para acordar… Toca a cuidar disso aí! 😉

Imagem retirada de: maxima.pt



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