Refluxo gastro-esofágico: o que é e que alimentos devemos evitar?

Refluxo gastro-esofágico: o que é e que alimentos devemos evitar?

Normalmente conhecido apenas como “refluxo”, o refluxo gastro-esofágico (RGE) é uma condição bastante frequente na nossa população.

Os seus sintomas são diversos: azia, sensação de ardor, tosse seca e o retorno do conteúdo do estômago para o esófago, em direção à boca. Este retorno acontece quando o esfíncter gastro-esofágico (a “porta” entre o estômago e o esófago) está mais relaxado, frouxo ou não fecha na totalidade. Desta forma, ao invés de apenas permitir a passagem da saliva e do bolo alimentar do esófago para o estômago, ele também permite, erradamente, o sentido inverso, ou seja, a passagem do conteúdo estomacal para o esófago e a sua subida ao longo deste, provocando os sintomas acima citados.

Existem vários fatores de risco para esta doença: consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, excesso de peso ou obesidade, alergias, intolerância à lactose e ao glúten (estes dois últimos, sobretudo quando não estão ainda diagnosticados ou quando não é feita corretamente a eliminação da lactose/glúten da dieta).

Alguns alimentos estão associados ao agravamento dos sintomas, devendo ser evitados por quem apresente sintomas de refluxo. São eles: café e outras bebidas ricas em cafeína (bebidas energéticas, chá preto, chá verde), chá de hortelã, cacau, açúcar, farinhas brancas, alho, cebola, pimento, pimenta, polpa de tomate, melão e melancia, pepino, sumo de laranja ou de uva, feijão e o consumo de líquidos durante a refeição.

Além disso, refeições ricas em gorduras saturadas, trans e sal, associam-se a piores sintomas, uma vez que tornam as refeições mais lentas, diminuem o esvaziamento gástrico e assim aumentam o risco de aparecerem sintomas de refluxo.

Dessa forma, caso tenha refluxo gastro-esofágico, experimente reduzir o consumo dos alimentos citados, controlar o seu peso e melhorar os seus hábitos.

Espero que este artigo tenha sido útil!



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