Sabe o valor calórico das bebidas alcoólicas que costuma ingerir? Descubra aqui!

Sabe o valor calórico das bebidas alcoólicas que costuma ingerir? Descubra aqui!

Seja em férias, jantares com amigos, ao jantar para relaxar, em almoços de trabalho, saídas à noite, etc, não faltam ocasiões para o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar de não considerar que sejam saudáveis de forma geral, quando o objetivo é perder peso, ou até mesmo manter, o consumo de bebidas alcoólicas, ainda que reduzido, poderá comprometer o seu objetivo ou torná-lo muito mais difícil de alcançar. E não é isto que nós queremos, pois não? 😉

A DECO publicou na sua página uma lista de bebidas alcoólicas mais comuns e do respetivo valor calórico. Vejamos então, tenho a certeza que se irá surpreender:

  • Panaché (mistura de cerveja com gasosa, ou seja, mistura de bebida alcoólica com bebida açucarada): 200 ml = 62 Kcal;
  • Imperial/mini: 200 ml = 64 Kcal;
  • Cerveja 330 ml = 104 Kcal. No caso das cervejas, até pode não parecer muito, mas poucas são as pessoas que só bebem 1 cerveja por refeição, saída à noite, etc. Tranquilamente se bebem 2 ou 3 e aí é só somar calorias… desnecessárias 😉
  • Vinho do Porto: 50 ml = 74 Kcal;
  • Espumante: 150 ml = 105 Kcal;
  • Uísque: 50 ml = 110 Kcal. Muitas vezes a quantidade ingerida é maior e, os mais jovens muitas vezes juntam coca-cola o que torna a bebida mais doce, mais fácil de beber e por isso mais passível de ser ingerida em quantidades ainda maiores;
  • Vinho tinto, branco ou rosé seco: 200 ml = 140 ml. Mais uma vez, raras são as vezes em que numa refeição são apenas consumidos 200 ml. Se beber dois copos de 200 ml, ingere quase 300 Kcal só em bebida, fora toda a refeição. Se fizer muita questão de beber um copo de vinho numa determinada refeição (numa ocasião especial, não diariamente), alterne com água, beba um bocadinho de um e um bocadinho de outro;
  • Vinho branco meio seco: 200 ml = 142 Kcal. Aqui temos o mesmo problema do item anterior, juntando uma agravante: muitas vezes é servido fresco, pelo que sabe melhor, e assim bebe-se mais… Oops…;
  • Sangria: 200 ml = 150 Kcal. Na sangria é que o caldo se entorna mesmo. Quantas vezes já ouviu “Mas isso só dá um copo a cada um, pede a maior”? Muitas vezes um jarro de 1 L é dividido por 2 ou 3 pessoas… é fazer as contas! Quer mesmo beber 400-500 Kcal?
  • Gin tónico (50 ml de gin + 200 ml de água tónica) = 184 Kcal. Demasiado para uma bebida, não lhe parece?
  • Licor de anis: 50 ml = 192 Kcal. Isso mesmo, quase 200 Kcal num copinho pequeno. Parece inocente, mas não é 😉
  • Sidra: 330 ml = 198 Kcal. Esta deixou-me triste, confesso, mas a vida não são só alegrias! 😀 Continua a ser demasiado para uma bebida…;
  • Caipirinha: 1 copo = 263 Kcal. Não vou comentar: morei um ano no Brasil, quando a ignorância era uma benção… 🙂 hoje em dia, ficam na memória! 🙂

Que tal? Surpreendido? Mesmo que não lhe tenha parecido um valor calórico enorme, pense que é um valor calórico desnecessário e que vai dificultar, e muito, a sua gestão de peso. Se fizer mesmo questão de num dia especial beber um copo de alguma destas bebidas, então pense no “entra um, sai outro”: entra o copo de vinho, sai a sobremesa ou a entrada!

E lembre-se… estamos a falar de dias de festa e não do dia-a-dia 😉

Espero que tenha sido útil! Até ao próximo!

Link da DECO: https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/dietas-emagrecimento/dicas/bebidas-de-verao-conheca-as-que-tem-mais-calorias



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