10 Dicas para aumentar a atividade física no seu dia-a-dia

10 Dicas para aumentar a atividade física no seu dia-a-dia

Salvo raras exceções, passamos atualmente muitas horas sentados por dia. Se acha que não, vamos a contas: ora bem, supondo que demora 30 minutos de carro para ir até ao trabalho, passa 1h então no carro por dia. Juntando 8h de trabalho à secretária, mais umas 2h a jantar e a ver televisão/computador/conversar, soma pelo menos 11h por dia sentado! Ainda lhe parece pouco ou até mesmo razoável? Não é. Não é nem razoável, nem saudável.

Para começar, vamos distinguir exercício físico de atividade física, dois conceitos diferentes e muitas vezes confundidos.

A atividade física é todo o movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto energético acima dos níveis de repouso. Ou seja, todo o movimento que realizamos no dia a dia, como lavar o carro, passear o cão, varrer, brincar, entre outros. Já o exercício físico é considerado como uma sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planeada e com um determinado objetivo a ser atingido.

Se puder fazer exercício físico diário, seria excelente. Se isso ainda é apenas uma ideia para o futuro, aproveite as 10 dicas que vai ler de seguida e aumente a sua atividade física. Irá aumentar o seu gasto calórico e quem sabe ganhar balanço para começar a fazer exercício.

Como aumentar a atividade física no local de trabalho:

  • Se trabalha em frente a uma secretária ou computador, tente levantar-se de hora a hora e caminhe: vá buscar um copo de água, vá à wc mais longe, fale ao telefone em andamento… ah! E aproveite para alongar;
  • Utilize as escadas em vez do elevador. Se o seu trabalho for num 8º andar e lhe custar subir, opte por descer. Se transportar consigo o computador, marmita, etc, e isso causar peso e desconforto, faça essa subida ou descida de escadas na hora de almoço ou numa pausa, quando já não estiver tão carregado;
  • Desloque-se para falar com os seus colegas em vez de falar pelo chat, e-mail, telefone;
  • Na sua hora de almoço aproveite para dar uma volta a pé, nem que seja com a desculpa de tratar de algo (uma transferência bancária, uma ida aos correios, à farmácia, beber um café…);

Como aumentar a atividade física em casa:

  • Levante-se no intervalo dos programas de televisão e dê uma volta pela casa, vá buscar água, preparar a roupa para o dia seguinte… E alterne entre os dias que vê televisão e os dias em que vai dar uma caminhada com um amigo ou familiar, ou até mesmo sozinho;
  • Quando está ao telefone/telemóvel, passeie pela casa;
  • Dance ao som da sua música preferida 🙂 Está a relaxar e a mexer-se!

 Como aumentar a atividade física nas folgas e ao fim-de-semana:

  • Planeie programas que envolvam caminhadas: que graça tem passar o dia ver filmes se pode ir fazer uma caminhada em família, um trilho, um passeio à beira mar?
  • Aproveite para ir a pé ao supermercado;
  • Se gostar de dançar, procure programas de dança durante o dia ou mesmo à noite (sem ser uma noitada que lhe prejudique o sono o resto da semana…). O que não faltam são eventos de dança em jardins, por esta Lisboa fora (e noutras cidades acredito que também), onde toda a gente se diverte e toda a gente dança (mesmo quem tem 2 pés esquerdos 🙂 ).

Gostou das sugestões? Se sim, partilhe com os seus amigos e familiares! Quem tem outras ideias?



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