Pão de salmão e azeitonas

Pão de salmão e azeitonas

Bom dia!

Hoje é dia de partilhar mais uma receita, que para além de ser rica do ponto de vista nutricional, é uma ótima opção para esta altura do ano tão propícia a piqueniques 🙂

É muito fácil de fazer, não é necessário batedeira, nem robots de cozinha, apenas um recipiente, uma colher de pau (ou semelhante) e um bocadinho de energia nos braços 😉

A receita não é nem light, nem dietética, mas não é isso que se pretende em nutrição, que é fornecer nutrientes, nutrir!

Vamos pôr a mão na massa (vou escrever a receita original e entre parêntesis as adaptações que fiz com o que tinha em casa):

Ingredientes:

  • 300 g de farinha de espelta;
  • 200 g de salmão fresco + 100 g de salmão fumado (eu não tinha salmão fumado por isso somei e usei 300 g de salmão fresco – que por sinal consegui comprar congelado, de mar, a um preço muito aceitável);
  • 50 g de azeitonas pretas e verdes descaroçadas e em pedaços (não pesei, usei uma mão cheia);
  • 400 ml de bebida de amêndoa sem açúcar (ou outra equivalente, desde que tenha um sabor neutro e não seja açucarada);
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • 1 colher de sopa de paprica;
  • 1 colher de sopa de pimenta;
  • 1 colher de sopa de ervas de Provence;
  • 1 colher de sopa de endro (não tinha, usei manjericão seco).

Como preparar:

  • Pré-aquecer o forno a 180 º C;
  • Cortar o salmão fresco e fumado em cubos e colocar num recipiente (usei uma saladeira);
  • Adicionar a farinha, a bebida de amêndoa, o fermento, as azeitonas, as especiarias e as ervas aromáticas;
  • Mexer tudo até formar uma massa (não demora mais do que uns 3-4 minutos a mexer);
  • Colocar a massa numa forma (usei uma forma de bolo inglês de silicone para não precisar untar, apenas salpiquei com água antes de colocar a massa);
  • Levar ao forno por 50 minutos;
  • Para saber se está cozido, insira a lâmina de uma faca no centro do pão. Se sair limpa, está pronto;
  • Deixe arrefecer antes de cortar.

É ou não é fácil? 😉 Fica mesmo saboroso!

Dica: Para que é intolerante ao glúten, pode fazer este pão com farinha de milho, quinoa ou castanha.

Bom apetite!

Receita retirada de: Livro “Receitas para treinar” (Nicolas Aubineau);

Fotografia tirada por mim.



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