Conhece os benefícios clínicos e desportivos da romã?

Conhece os benefícios clínicos e desportivos da romã?

Bom dia!

Hoje venho falar-vos da romã 🙂

A romã é uma fruta desta época e como tal, é uma ótima ideia que ela faça parte da nossa rotina alimentar!

Os benefícios da romã não estão só nos pequenos gomos que nós costumamos comer: o pericarpo da romã, aquela “pele” branca do seu interior, contém ácido elágico, que apresenta função antioxidante e antimicrobiana.

A fruta em si é rica nutrientes como o cálcio e o potássio, e ainda em compostos fenólicos, como a quercetina, taninos e antocianinas. Estes compostos fitoquímicos atuam a vários níveis na nossa saúde:

  • Têm ação quimioprotetora;
  • Ajudam no combate à hipertensão arterial;
  • Combatem a inflamação;
  • Melhoram a circulação;
  • Protegem das células endoteliais dos vasos sanguíneos contra o dano oxidativo, ajudando na prevenção da aterosclerose.

 

Para além dos benefícios clínicos, a romã apresenta também vantagens em contexto de Nutrição Desportiva, visto que alguns estudos nos mostram que:

  • Aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue, podendo melhorar a performance desportiva;
  • A sua capacidade antioxidante ajuda na recuperação pós-treino e na diminuição da dor muscular.

 

Como usar a romã?

  • Como sobremesa ou lanche;
  • Em sumo;
  • No iogurte;
  • Na salada.

Fica prometida uma receita com romã 😉

Até lá, usem a vossa criatividade e pensem sempre que Nutrição não são calorias, são NUTRIENTES! E é disso que iremos sempre falar neste site 🙂

 

 

 

 

Artigos:

NODA, Y.; KANEYUKI, T.; MORI, A. et al. Antioxidant activities of pomegranate fruit extract and its anthocyanidins: delphinidin, cyaniding and pelargonidin. Journal of Agricultural and Food Chemistry; 50(1):166-171, 2002.

Aviram, M. et al. Pomegranate juice consumption for 3 years by patients with carotid artery stenosis reduces common carotid intima-media thickness, blood pressure and LDL oxidation. Clin Nutr; 23(3): 423-33, 2004.

Jardini F.A., et al. Avaliação da atividade antioxidante em diferentes extratos da polpa e sementes da romã (Punica granatum, L.). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 43(1), 2007.

TROMBOLD JR., et al. The effect of pomegranate juice supplementation on strength and soreness after eccentric exercise. J Strength Cond Res. 2011 Jul;25(7):1782-8.

 

 



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